Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pão de Azeitona

Quem é que não gosta daquele pão bem quentinho saindo do forno no qual você pode passar uma manteiga e vê-la derretendo?
Ah, fala a verdade! É difícil quem não goste!
Então para que você não fique mais somente na vontade, vou te contar a receita incrível que descobri. Incrível no sabor e incrível da facilidade do preparo. Depois que fiz pela primeira vez, não comprei mais pão aqui em casa. Agora somente pão fresco e feito pelas minhas mãozinhas.

Eu recomendo que você faça aí na sua casa e tire suas próprias conclusões, mas acredito que vai ser difícil não passar pela sua cabeça "porque não fiz pão caseiro antes?!".


Ingredientes
2 xícaras de trigo, aproximadamente
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de manteiga
1 colher de azeite
1 xícara de água morna
1 xícara de azeitonas picadas
1 gema

Em uma tigela adicione todos os ingredientes, exceto as azeitonas e a gema, misture bem com uma colher até que forme uma massa grudenta e não uniforme. Neste momento você tem duas opções, ir adicionando farinha e sovando com as mãos ou caso possua uma batedeira com esta função, coloca-la para trabalhar até que se tenha uma massa lisa e uniforme. Depois adicione as azeitonas e uniformize novamente.
Este tempo é bem rápido, pois não podemos ficar sovando muito para que o pão não fique pesado, por conta do glúten, ok?

Bom, feito isso, unte uma forma , que pode ser uma forma de bolo inglês se você tiver ou outra própria para pão, com manteiga e farinha. Faça uma bola com a massa, coloque nessa forma e cubra com dois panos de prato. Tem que ficar bem embalado que é para que a massa aqueça e cresça.
Deixe descansar de 40 minutos a 1 hora. Esse tempo varia de acordo com o clima do dia. Em dias mais frios demora mais, em dias mais quentes o processo é mais rápido.
Minha dica é que se estiver muito frio, você ligue o forno e coloque a forma com a massa em uma mesa próxima ao forno, isso ajudará no processo.

Depois da massa ter dobrado de volume e com o forno pré aquecido a 180º, pincele a massa com uma gema batida e leve para assar até que o pão esteja dourado... e aí você já sabe...manteiga, requeijão e até mesmo um azeite para acompanhar.

Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa Azul deseja que você se sinta sempre em casa, por isso sua opnião é muito importante! Deixe seu comentário.

E antes de ir, aceita um biscoito?!!