Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bolo de Nutella com Dois Ingredientes

Hahá... Não é que ontem eu lembrei dessa receitinha MA-RA-VI-LHO-SA.

E hoje ela é dedicada a minha querida sobrinha do coração Mari.
E olha que vai sair uma excelente confeiteira aí viu. Criança linda já fazendo bolos!! E eu fico cheia de orgulho dela.

O único problema é que não encontrei nenhuma foto minha desse bolo de Nutella, então precisei recorrer ao salvador dos cozinheiros sem fotos... Google... Mas garanto Mari, a bolo fica igual ao da foto!!

Origem: www.megacriativo.com/30-receitas-criativas-para-bolo-de-nutella/

Caderno de receita na mão?! Então vamos lá!

Ingredientes
4 ovos grande ou extra grande
240gr de Nutella

Conselho muitíssimo importante: Sempre que for fazer bolos, use os ingredientes em temperatura ambiente. Então se os ovos ficam na geladeira, retire-os com uma hora de antecedência, assim sua receita não terá erro!

Comece aquecendo o forno a 205º. Bata os ovos na batedeira por cerca de 10 minutos. Você perceberá que se formará um creme com o triplo de volume.
Aqueça a Nutella no microondas por 10 segundos, para que ela fique bem molinha. Então incorpore-a ao creme de ovos DE-LI-CA-DA-MEN-TE. kkk... mas é delicadamente mesmo hein! Até que os dois ingredientes formem uma massa uniforme.

Para assar eu já usei dois tipo de forma. Uma retangular de 17,5x28,5cm e uma redonda de 22cm. A escolha é sua! O importante é ser uma forma pequena porque essa massa não rende muito.

Bem, unte a forma escolhida com manteiga e farinha, depois coloque a massa e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Lembrando sempre que o tempo varia de forno para forno.

Quando você retirar do forno perceberá que o bolo terá crescido bastante, mas depois de um tempo a massa começa a minguar. Não se desespere porque é assim mesmo. Esse bolo fica bem fininho e cremoso.
Eu indico polvilhar açúcar ou colocar uma ganache por cima, ou ainda servi-lo quentinho com uma bola de sorvete... Ou se preferir sirva com tudo isso junto...huhuhu...

Então é isso. Receita moleza hein.
Mari faça na sua casa e depois me conta o resultado tá?!

Beijinhos no coração...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Danoninho Caseiro



Faz danoninho para mim?!!
Ontem minha sobrinha pediu parecendo uma criança..kkk... E digo parecendo uma criança porque ela já tem 23 anos!
Mas quem foi que disse que tem idade para gostar de comer coisas gostosas? Ainda mais se nos remeterem direto a infância, não é verdade?
E como não existe essa questão de tempo ou idade, vou compartilhar minha receita que dá super certo e que pode ser servida na versão cremosinha ou como sorvetinho, versão que eu considero super fofa.


Então vamos lá!!

Ingredientes
2 latas de creme de leite sem soro
1/2 lata de leite condensado
1 pote de iogurte natural
1 envelope de Tang sabor morango

Coloque todos os ingrediente no liquidificador e bata bem até que fique uma consistência uniforme. Pronto!!

Hahá!! Achou pouco? Mas é isso mesmo, sem segredo.
Agora é só levar para gelar em recipientes de sua preferência, ou colocar em forminhas de sorvete e mandar para o freezer.

Gostou não é?! Então faça aí na sua casa e compartilhe com as amigas.

Beijinhos para vocês...

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cora Coralina... Inspiração para Todos os Dias

Não cheguei a contar para vocês da minha nova e incrível inspiração encontrada no ultimo mês. O nome dela é conhecido e quase todo brasileiro já leu algum trecho de suas poesias espalhadas por esse mundo virtual. A encantadora Cora Coralina!
Confesso que eu era como muitos de nós e só a conhecia de "ouvir falar", nunca me informei muito sobre suas obras e sobre sua vida. Mas também, como os que buscam conhecê-la um pouco mais a fundo, eu fiquei irremediavelmente apaixonada por esta mulher, querendo ler suas poesias, contos infantis e biografia.




















Ela foi quase tudo!! Algumas das atribuições são: Doceira, poetisa, ensaísta, jornalista, empenhada nas questões politicas, livre de preconceitos e dedicada ao amor ao outro.
E eu que não sou nem um décimo das atribuições que ela possuía, mas que amo cozinhar e escrever, me senti identificada na pessoa da Cora, que para mim mais parece uma avozinha fofa que mora muito distante da minha casa, mas que manda seus recados para que eu nunca desista de sonhar meus singelos sonhos (loucura para muitos...uuuuhh)


Capa do livro que reúne poemas "de comer" da poeta e doceira Cora Coralina


Sou mais doceira e cozinheira
do que escritora, sendo a culinária 
a mais nobre de todas as Artes:
objetiva, concreta, jamais abstrata
a que está ligada à vida e 
à saúde humana.

(trecho do poema: Cora Coralina, Quem É Você?)












Bem, e inspirada pelo encontro promovido pelo Bola de Meia, "Chá com Cora", onde eu estive presente com meus humildes docinhos, surgiu um poeminha que eu não poderia deixar de compartilhar com vocês.
Mas antes de apresentá-lo aqui, eu também não poderia deixar de agradecer ao privilégio de ter ouvido a minha querida Giselle Lourenço lendo para nós em grande estilo a obra Meninos Verdes. Obra esta que indico que seja lida para e por todas as crianças desse nosso Brasil. Por ser lindamente enriquecedora merece e deveria ser acolhida e apoiada por pais e educadores.




Comida ou Palavras?

Quando eu penso na comida
Também penso nas palavras
Qual amor me vem primeiro?
O caderno ou as batatas?

Tem panela, tem fogão
Tem lápis, tem borrão
Com efeito e sentimento
Vou cozinhando o que escrevo.

Cada palavra vira comida
Cada degustação gera palavras
No amor por essa grande vida
Cozinho palavras para ser amada.

Será que me divido e amo tudo?
Ou será que não amo nada?
Na panela da escrita
Escrevo comida e isso me basta.

Por Patrícia Queiroz


terça-feira, 9 de junho de 2015

Sobremesa Refrescante - Gelatina no Melão

Eu sei que estamos entrando no inverno, mas a minha terra tem feito muuuito calor durante o dia. E por que não aproveitar estes dias quentes com uma sobremesa leve e refrescante hein?! Eu fiz na minha casa e adorei o resultado. Fica ótimo como sobremesa ou lanche da tarde, sem contar que a apresentação fica linda.


Então vamos ao ingredientes desta receita moleza.

1/2 melão
1 gelatina de morango

Retire a polpa do melão, pique em pedaços pequenos e reserve a casca. Você vai utilizar somente a metade disso, mas nada de desperdício, ok? O que sobrar você pode usar para fazer um suco ou colocar numa saladinha de frutas.
Bom, dissolva a gelatina como indicado no produto, junte os pedaços de melão e coloque tudo dentro da casca de melão reservada. Leve à geladeira até que esteja bem firme. Depois é só cortar e servir.

Fala a verdade, moleza não?!!
Espero que vocês façam em casa e garantam os elogios.

Beijinhos para todos.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia de Fotos na Casa Azul

Hoje eu acordei feliz e sem palavras...

O dia de ontem foi incrível na presença das minhas duas grandes amigas/sobrinhas/filhotas. Hahá!! Sim sim, elas são tudo isso, cada uma três em um. E eu fico feliz e completa com na companhia delas.



O nosso domingo na Casa Azul  começou com um almoço vegetariano regado a muito molho e queijo, para que a Ludmila fizesse com estilo a sua despedida dos derivados do leite.

Mas não foi só isso!! Houveram muitos doces, novas experiências de sabores e fotos, muitas fotos.
A Lud arrebentou na criatividade das fotografias e a Vanessa nas poses e nos sorrisos, ainda que com doses de "tudo eu"...kkk... Mas valeu a pena e o resultado está ficando lindo.

As fotos?! Estão sendo postadas aos poucos, por isso não deixe de acessar a página do Facebook e de seguir a Menina no Instagram. E se prepare, porque tem muitas novidades por aí!!





Quer experimentar os doces da Casa Azul junto com uma xícara de chá?! Hein hein??
#venhaparacasaazul

Beijoooss